quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Gruta Nossa Senhora Auxiliadora e Frente da Igreja


fonte: Carlos Roberto Corradini
Em 1914 o Cel. Manoel Horta doou aos salesianos de Dom Bosco a sede de sua fazenda. Aí funcionou por muitos anos o seminário menor salesiano abrigando candidatos vindos de todo o Brasil. Desde 1998 funciona como noviciado da Canção Nova.

Antigo Prédio Ginásio São Manoel 1976

fonte: Carlos Roberto Corradini.

muito obrigada pela colaboração!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Colégio dos Padres


Uma bela vista da região por volta de 1976/1979 .Hoje em dia, o Colégio está sob a administração da Canção Nova.
(fonte: Carlos Roberto, que morou-no antigamente chamado-Ginásio São Manoel)

domingo, 11 de novembro de 2007

Ponte de Ferro





(fonte: acervo pessoal)


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

MOSTRA DE ARTE : BORBOLETAS COTEMPORÂNEAS E METAFÓRICAS


ARTISTA PLÁSTICA E AMBIENTALISTA: ZAÍRA CARVALHO DE ARAÚJO (lavrinhense)

PERIODO: DE 30/10 A 30/11 DE 2007
DE 2º A 6º FEIRA DAS 8 ÀS 17 HORAS


LOCAL: SECRETARIA DE ESPORTES, TURISMO E CULTURA
RODOVIA JÚLIO FORTES 1.239 – LAVRINHAS/SP



NOME: ROSAS NEGRAS (COLOMBIANAS)
As rosas, flores mais antigas da Terra, sensíveis à poluição, estão fadadas à extinção!
Obs: essa escrita é da Zaíra mesmo, sobre o quadro




NOME: OLHOS DO FOGO
Seriam os olhos dos bichos fugindo do fogo?
Obs: essa escrita é da Zaíra mesmo, sobre o quadro.


PRA MAIORES INFORMAÇÕES: SECRETARIA DE ESPORTE, TURISMO E CULTURA DE LAVRINHAS TEL. 12 3146-1895
agradecimentos do post: Leco

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

História

O município de Lavrinhas teve origem no povoado fundado por Honório Fidélis do Espírito Santo e Manoel Novaes da Cruz, em 1828, em torno da Capela de São Francisco de Paula, na localidade denominada Pinheiros. Este povoado levou inicialmente o nome de São Francisco de Paula dos Pinheiros e pertencia ao antigo território de Areias, com a elevação de Queluz a categoria de Vila, em 1842,Pinheiros foi anexada ao território da nova vila.
Em 27 de junho de 1881, o presidente da Província de São Paulo, o Senador do Império Sr. Florêncio Carlos de Abreu, sancionou a Lei nº 87 da Assembléia Provincial, elevando São Francisco de Paula dos Pinheiros à categoria de município e desmembrando-o do território de São João Batista de Queluz, mantendo ainda as mesmas divisas territoriais.
Localizado na rota que ligava Minas Gerais ao Vale do Paraíba e ao Litoral, o povoado só foi fundado oficialmente em 27 de junho de 1888, por Manoel da Cruz e Honório Fidélis do Espírito Santo, com o nome de São Francisco de Paula dos Pinheiros
Em 1873, com a passagem da Estrada de Ferro Dom Pedro II na região, os irmãos João Emidio Ribeiro e Antônio Francisco Ribeiro doaram um terreno da Fazenda Lavrinhas, de sua propriedade, para a E. F. D. Pedro II, com o objetivo de construir uma estação às margens da Estrada de Ferro e assim atender a grande produção cafeeira da localidade.
Em 12 de outubro de 1874, foi inaugurada a Estação Ferroviária, sendo a segunda estação no eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Sua inauguração ocorreu com uma viagem feita pela locomotiva a vapor construída por Willian Fair Bain & Sons de 1852. Em torno das estações das estradas de ferro, formaram os núcleos de pequenas vilas que mais tarde se transformaram em cidades e Lavrinhas não fugiu a regra.
Na zona rural, já começava a exploração de lenha e carvão vegetal para uso nas locomotivas e caldeiras. A economia girava em torno do café e vestígios desses tempos ainda podem ver vistos nos casarões existentes em toda a extensão do município. No entanto, o centro administrativo e político permaneciam em Pinheiros.
Pôr volta de 1891, João e Antônio Ribeiro chegaram a região chamada Grama (atual bairro Jardim Mavisou), encontrado ali, pequenas lavras de ouro. Por serem pequenas, passaram a chamar o lugar de Lavrinhas.
Em 1906 foi criado o Distrito de Lavrinhas e somente após o Decreto 1.021 de 06 de novembro do mesmo ano, São Francisco de Paula dos Pinheiros passou a se chamar Pinheiros. Pelo município, descia a estrada que vinha de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, passando por Queluz, Areias e demais cidades do atual Vale Histórico .Em 1906 foi criado o distrito de Lavrinhas junto à Vila de Pinheiros
A Lei nº 1.592, de 28/12/1917, criou o distrito de Lavrinhas, distante 6 km da sede de Pinheiros e onde o Coronel Manuel Pinto Horta, grande benfeitor e político influente, teve a efetiva participação. Destaca-se como contribuição do Coronel Horta para a cidade a construção de grande parte dos prédios residenciais, industriais e comerciais, em terrenos de sua propriedade e com recursos próprios.
Em 1929 com a famosa queda da Bolsa de Nova Iorque os fazendeiros de café se enfraqueceram. Agravando a situação, as Revoluções de 1930 e 1932 deixaram o município ainda mais vulnerável, dando chance aos políticos de Queluz incorporarem novamente Pinheiros àquele município. Em 1936 houve eleição municipal, tornando-se prefeito o Sr. Sebastião Novaes e um ano após sua eleição, em 1937, Pinheiros volta a se tornar independente.
O distrito de Lavrinhas viu sua população aumentar, a economia crescer e foi se impondo como candidato à sede de município, o que realmente veio acontecer no ano de 1944, para desgostos dos pinheirenses. Também contribuiu para o declínio de Pinheiros, a construção da Rodovia Presidente Dutra, pois a estrada que vinha de Minas Gerais indo em direção ao Rio de Janeiro não passava mais por Pinheiros. Em 1945 a Câmara Municipal foi instalada definitivamente em Lavrinhas.
Em 30 de novembro de 1944 tornou-se município autônomo, com o nome atual.Na década de 60, com a extinção das matas locais, devido à exploração de carvão, lenha, e café, uma nova atividade surgiu: a pecuária leiteira. Posteriormente desenvolveu-se a exploração de bauxita e outros minérios, ocupando grande parte da mão de obra local, até os dias de hoje.
Nos últimos anos com o desenvolvimento da indústria e do comércio, surgiram também alguns balneários, pesqueiros, pousadas, bares e lanchonetes que atraem pessoas de outros cidades da região para apreciar as belezas naturais da cidade. O turismo passou então a representar importante fonte de renda e de crescimento para o município. Lavrinhas conta hoje com cinco bairros assim denominados: Centro, Pinheiros, Capela do Jacu, Jardim Mavisou e Village Campestre e ainda uma vasta Zona Rural.
(se alguns dados e fatos não estiverem corretos comunique-me)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vista

Vista do Centro da cidade de Lavrinhas.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Caminho
















(fonte:as mesmas do post anterior)



Fotos das belezas no caminho até a cachoeirinha.












quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Cachoeirinha













(fonte: henrique-marrom-, Jeferson- jefinho-, Luiz Henrique- keike)


localizada no centro, entrando numa porteira próxima à ponte branca.Aprecie o caminho, a paisagem é linda!


Qualquer dúvida é só perguntar por lá! quem nunca esteve na cachoeirinha e pegou camarão?!










Hino de Lavrinhas


no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=XjSUaA9tpsg

(fonte: Arildo, membro do Projeto Kinema de Lavrinhas)

Luto

A cidade de Lavrinhas está de luto pela fatalidade do falecimento de um jovem morador muito querido por todos, Pedro (21 anos); filho do ex prefeito.
Aos amigos e familiares muita saudade, uma pessoa muito boa nos deixou, com muitas histórias e lembranças que ficarão no coração de todos.
Que Deus ilumine seu caminho e de forças à todos nós que ficamos (muito tristes e inconformados).

Pedreira




(arquivo pessoal)


fotos da cachoeira Pedreira, que além da queda d'água tem um poço mais abaixo. Localizado em uma entrada na estrada que vai até o bairro Capela do Jacú (passando o Rancho do Zé João). Infelizmente o proprietário fechou com cerca, impedindo a entrade de carro até o local.




Se quiser publicar suas fotos no blog, mande para o email






Rio Major






















(arquivo pessoal)




fotos de um dos rios da cidade, localizado em uma entrada na estrada caminho do bairro Pinheiros.
Se tiverem mais fotos deste rio, ou de qualquer outro podem mandar para o email














quinta-feira, 21 de junho de 2007

Municípios que compõem o Vale do Paraíba Paulista









1- Guararema
2-Santa Isabel
3-Salesópolis
4-
Santa Branca
5-Jacareí
6-Igarata
7-São José dos Campos
8-Jambeiro
9-Caçapava
10-Moteiro Lobato
11-Paraibuna
12-Natividade da Serra
13-Redenção da Serra
14-Taubaté
15-Tremembé
16-Pindamonhangaba
17-Roseira
18-Aparecida
19-São Luis do Paraitinga
20-Lagoinha
21-Guaratinguetá
22-Cunha
23-Lorena
24-Piquete
25-Cruzeiro
26-Cachoeira Paulista
27-Silveiras
28-Lavrinhas
29-
Queluz
30-Areias
31-S.J. do Barreiro
32-Bananal
33-Arapeí
34-Potim
35-Canas(sem localização no mapa)


fonte: www.valeverde.org.br


quarta-feira, 20 de junho de 2007

Bem vindos!!












Moradores e admiradores!


Este blog foi feito para todos nós que temos um grande carinho pela cidade.




Todos fazemos parte de sua história e somos peças de sua constante construção, por isso estamos aqui pedindo para que colaborem com o blog...é muito fácil, se você quiser mandar fotos das belezas da cidade, fotos antigas, fatos que conhece sobre a história de sua família e a cidade, curiosidades e até divulgar seu evento, entre em contato pelo email lavrinhasblog@gmail.com




Assim como a cidade de Lavrinhas, este blog será feito por vocês!




abs